Terça-feira, 15 de Outubro de 2019.

Compartilhe!


Solstício de Verão

Significado de Solstício de Verão

Solstício de Verão

Solstício de Verão é o fenômeno que marca o início do verão.

O termo solstício tem sua origem no latin solstitus, que significa "ponto onde a trajetória do sol aparenta não se deslocar".

No solstício de verão ocorre o dia mais longo do ano e por consequência a noite mais curta do ano, e pode acontecer no dia 21 ou 22 de Dezembro, dias em que a radiação solar incide de forma vertical sobre o Trópico de Capricórnio.

O solstício acontece graças aos fenômenos de rotação e translação do planeta Terra, pois graças a eles a luz solar é distribuída de forma desigual entre os dois hemisférios. O solstício de Inverno significa que a luz do sol não incide com tanto fulgor no hemisfério em questão. São fenômenos opostos dependendo do hemisfério em que um determinado país se encontra. Por esse motivo, quando é Inverno no Brasil (hemisfério sul), é Verão em Portugal (hemisfério norte).

Na América Latina o solstício de verão é comemorado por diversas culturas. A data, que representa um marco no Calendário Maia, e gerou uma interpretação sobre o fim dos tempos que acabou muito difundida no ano de 2012, para as culturas originárias da região andino-amazônica representa um ciclo caracterizado pelo retorno ao equilíbrio e à relação harmônica com a natureza. No Perú, no meio do ano é celebrada a Festa do Sol do Império Inca, uma apoteótica celebração do mundo andino do hemisfério Sul. O imperador Inca, os sacerdotes e o povo agradeciam o Sol, que, segundo a tradição, fecunda a terra com seu calor e marca o início da época de plantio. Na cerimônia se sacrificava uma lhama, um animal típico dos Andes.

HTML5 Powered

CSS válido!

Licença Creative Commons

Site: http://www.calendarioseferiados.com.br/